30 julho 2007

Inverno

Quem diria depois de anos sem um frio considerável a cidade hoje passa por um onda do que poderíamos chamar de frio! Hoje, vejo pessoas encapuzadas nas ruas com seus cachecois velhos e tocas desenterradas do guarda-roupas, elas tentam se proteger do vento gelado e do clima que vem fazendo na cidade.

Esse frio deixa a paisagem paulistana com um visual característico: vegetação rala e quase morta com árvores sem folhas e galhos retorcidos; céu cinza decorrente da poluição latente que assombra a cidade; e rios baixos o que torna o lixo ainda mais aparente e as águas ainda mais turvas e escuras, dando repugnação a qualquer pedestre que circula pelas redondezas.

Cenas tipicamente urbanas, tipicamente paulistanas.









05 julho 2007

Olhar fotográfico

Diria que mais importante do que a ferramenta (no caso a máquina fotográfica seja ela qual for) vem o olhar do fotógrafo, sem ele nada acontece. Esse é o ponto que difere um bom fotógrafo do outro, a capacidade de ver coisas que estão ali mas ninguém percebe e ainda usar de sua criatividade para fazer o clique com excelência. Assim a composição só se torna possível quando o olhar encontra em milhões de possibilidades uma que se destaque. Mas o ponto mais importante disso é que: isso pode acontecer em qualquer lugar! Na rua, no banheiro, na hora do almoço ... boas possibilidades não acontecem só em lugares fotografáveis de natureza. A mente que busca a imagem se encontra em constante estado fotográfico sem que nos demos conta disso! Por isso não deixe p/ fotografar apenas em dias pré-selecionados ou pré-destinados, abuse sempre!

Peguei como exemplo o trânsito que tive a infelicidade de pegar na Rodovia Anchieta sentido São Paulo as 7h40 da manhã de uma quarta-feria, o caos pegando, e eu querendo fotografar por que luz tava linda! Uma foto mostra o caos e outra o olhar poético da mesma cena ...